24 de mar. de 2017

Gastropoesia

Terça 21 foi o Dia Mundial da Poesia. E em Barcelona a gente teve a chance de ir a uma apresentação de Gastropoesia, isso é, poesia relacionada com a comida. Fazia tempo que não ia para um recital poético, assim que pensei que seria bom ir.

E não errei.

O Jordi Beumala (ativista gastronômico) e o Joan Vigó (poeta) nos ofereceram um espetáculo poético o centro do qual foi a dança entre a poesia e a gastronomia. Se recitaram poemas do Narcís Comadira, o Miquel Martí i Pol, o Enric Casassas, o Santiago Rusiñol e o Josep Maria de Sagarra entre outros. Quem ganhou em presença foi o Martí i Pol, pois no 1988 publicou "Bon Profit!", um poemário completo dedicado à comida.


O Beumala e o Vigó (com portentosa e profunda voz) recolheram o que os poetas tinham compuseram para sugerir emoções sobre o sofregit (refogado de legumes que é base de outras preparações), o tomate, a cebola, o pão com tomate, o bacalhau... mas os ocos foram as estrelas, não só pelo poema do Martí i Pol aos ovos fritos mas, também, foram lembrados uns poemas satírico-erótico do Sagarra.



















Uma tarde poética, em definitiva, que não tem que ficar em única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário