10 de jun. de 2017

20 anos do Turisme Garrotxa

Do 6 ao 8 de junho, o Palau Moja foi o cenário dumas atividades destinadas a divulgar a Garrotxa (comarca do interior da Catalunha). Se comemoravam os 20 anos de "Turisme Garrotxa".




No ato inaugural se pôde escutar uma conversa entre o cozinheiro e divulgador gastronômico Pep Nogué e a Fina Puigdevall, cozinheira e prorpietária do Les Cols, restaurante com duas estrelas Michelin.





A conversa foi ao redor do produto. E tudo porque Puigdevall cuida muito a matéria prima com a que faz os seus pratos. Este cuidado no se limita, só, a ter uns hortos onde se cultiva parte do que consume mas também estabelece alianças com gente do território com tal de ter grandes produtos. Além disso, trata-se duma cozinheira que dá muito valor aos ingredientes mais tradicionáis, não os sacrifica por fazer técnicas e combinações que lhe permitam manter o ampliar as estrelas Michelin. O sucesso é dar importância a elementos da cozinha catalana como o fajol ou o farro.


Depois da conversa, teve uma degustação dos pratos elaborados pela equipe do Cols.


Crocante de fajol e frios. Gostosíssimo tudo!!! Extraordinário sabor.






























Caldo defumado com spaghetti de fajol. Um caldo sedoso e aromático que virou cremoso ao se misturar com o spaghetti.




Feijão de Santa Pau no seu caldinho. Receita muito simples que marcava o gosto do feijão.




Ovo com atum. Ovo sedoso acompanhado duma creme deliciosa.





Coca e chocolate. A sobremesa, uma combinação bem tradicional. A coca era esponjosa e nada passada de doce. E o chocolate, maravilhoso.





Pessoalmente, molhei tudo com um cava que Mont-Ferrant fez para o Les Cols. Posso aformar que foi o melhor cava que bebi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário