20 de mai. de 2018

O Daniel Jordà e os Pães do Mundo

O Daniel Jordà, sem nenhuma dúvida, é um alquimista do pão. Poucas coisas nesse mundo se lhe resistem e muitas aparacem devido às suas mãos.


O lema que lhe acompanha (Love is in the Bread) é significativo do que causam as criações. Umas criações que foram a lgares como restaurantes com estrela Michelin. Até 15 restaurantes estrelados têm, o tiveram, pão de Panes Creativos, a padaria do Daniel Jordà. A palestra serviu para explicar como começou com o projeto pessoal: pegava os espeiciáis de domingo dos jornáis e ligava prós restaurantes que apareciam a principio da semana seguinte. Feito o contato, lhes oferecia um pão que ficasse bem com a linha do restaurante e lhes enviava uma amostra de prova. Assim começou a caminhar com Panes Creativos.


Na sua padaria se fazem diferentes pães, fruto das diferentes pessoas que chegam lá a aprender ao seu lado. Os que entram lá têm um pedido por parte de Jordà: me ensine a fazer um pão de onde você é. E assim começou a fazer o Babka, um delicioso pão de origem judia, de chocolate e canela, com um plegado muito bonito. É popular nos Estados Unidos.


Também faz um pão venezolano que é típico do Natal. No interior tem presunto, azeitonas e uva passa.


O Okaido, a última criação dele, é um pão japonês, muito esponjoso.


O Panetone é, para o Daniel Jordà, o desafio mais difícil para um padeiro, pois é uma preparação, a partir de massa mãe, que tem muitas horas de fermentação: até 3 dias pode ficar fermentando a massa.


Por último, voltando pra casa, fez uma "coca" de chcocolate com a que quer recuperar um lanche tracional de pão com chocolate. É um pão com mais do 100% de hidratação.

Um monte de deliciosos pães!


Nenhum comentário:

Postar um comentário