16 de jun. de 2018

Arrels del Vi 2018

O 2018 é o ano no que "Arrels del Vi" também tem presença em Barcelona.


Esta festa da D.O. Empordà sempre tem se comemorado no Empordà. Em Castelló d'Empúries tem a festa grande. Mas decidiram trazer às maravilhas vinícolas deles até Barcelona, para que a gente experimente uns vinhos que não são habituais em restaurantes de Barcelona porque parece que a qualidade do lugar dependa da porcentagem de "Rioja" e "Ribera del Duero" da carta.




Um grup generoso de vinícolas chegaram ao Palau de Mar de Barcelona para nos amostrar as produções deles.
















Na verdade é que podia se fazer uma degustação muito ampla, de diferentes variedades e vinícolas... Mas, pessoalmente, decidí degustar uma delícia do Empordà que adoro: a Garnatxa de l'Empordà.

É um vinho doce que sirve tanto para aperitivos como para acompanhar sobremesas, fazendo que esta parte do cardápio também tenha um vinho adequado. E a D.O. Empordà acolhe uns vinhos doces extraordinários.

Destes maravilhosos vinhos, gostaria destacar três dos que gostei especialmente.

Um. o "Sol i Serena" de Cellers d'en Guilla , um vinho que se deixa durante 3 anos em garrafões a "sol i serena" (ao sol e a noite) num primeiro proceso que faz uma Garnatxa ideal para o aperitivo. Depois, tem alguns que passam a barril aonde se transformam num vinho para sobremesas, o "Garnatxa" que não consegui experimentar.



O segundo, o "Torre de Capmany Garnatxa" do celler Pere Guardiola, um vinho que conserva uma forma de fazer as coisas de gerações e, por tanto, uns aromas e gosto que são os clássicos na Garnatxa de l'Empordà.



E o"Sinols Garnatxa" d'Empordàlia... Era pura mel!!!! Doce néctar sem ser enjoativo. Era muito fresco e leve. O que mais adorei de todas as Garnatxes que degustei.



Para acompanhar os vinhos, produtos importantes do Empordà como as anxoves de l'Escala.


Nenhum comentário:

Postar um comentário