10 de out. de 2017

Apresentação do Mercat de Mercats 2017 no Mercat del Ninot

O Mercat del Ninot é um dos mercados de Barcelona que mais recentemente voltou a abrir depois dumas reformas.

Com a nova etapa, também se inaugurou uma aula de cozinha, na qual na sexta 6 se apresentou o Mercat de Mercats desse ano. E como a semana passada, o ovo foi a estrela duma atividade onde estávamos alguns gastrobloggers.

A tarde a iniciou o Jordi Domènech, quem foi o apresentador que guiava as apresentações do Xavi Frauca e o Joan Gurgí.

O Xavi Frauca (de Ous de Calaf) nos falou sobre os ovos. Quem diria que é um produto com tantos matizes. Primeiro, pela diferênça que existe entre os diferentes animáis, pois o enorme ovo de avestruz é um gigante ao lado do pequeno ovo de codorna. Com certeza que é porque os animáis são bem diferentes, se não, coitada da codorna... Não sabia coisa como que a melhor época para os ovos era a primavera; ou que todas as galinhas botam ovos de duas gemas: é o segindo ovo que botam na vida delas. Quebrou mitos como que os ovos brancos e os marrons eram diferentes nutricionalmente. A cor dos ovos depende da cor da galinha, e o que faz que um ovo seja mais nutritivo do que outro é a alimentação. Fiquei encantado com uma frase que diz muito da qualidade do seus produtos: "O melhor armazem, são as próprias galinhas".


E com o Joan Gurgí (chef da Aula Gastronòmica del Mercat del Ninot) chegou o momento de cozinhar. A gente fez um ovo poché com boletus e pé de porco crocante (nunca um prato meu ficou tão lindo)...










... e ele cozinhou um ovo de avestruz fritado com "sobrasada", mel e romero.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário