11 de abr. de 2018

Ruta del Bacallà 2018

Esse ano, se celebrou (do 5 de março ao 8 de abril) outra edição da Ruta del Bacallà, um evento creado pelo Gremi de Bacallaners de Catalunya com a colaboração de Damm.

Um bom número de restaurantes e lojas de bacalhau ofereceram sugestivos exemplos do que pode ser fazer com este peixe na cozinha.

Tinha a chance de fazer um menú com o bacalhau como elemento central, mas escolhi ir a experimentar alguns pratinhos feitos com tão extraordinário peixe. Acompanhado, sempre, da Inèdit de Damm.

Não fui a todos.

O primeiro pratinho que experimentei foi o "Canelone de bacalhau lacado com crema de alcachofras", do Pepa Tomate (Carrer Parlament, 35, Barcelona). Delicioso. Bacalhau bem feito e gostoso com uma creme com gosto elegante de alcachofra. Aliás, brincando com diferentes texturas.






Depois, experimentei as "Croquetes de bacalhau com pimenta sobre emulsão de ajoarriero", do Catacroquet Bistrot (Carrer dels Almogàvers, 211, Barcelona), umas excelentes croquetes, crocantes por fora e cremosas por dentro, como tem que ser. O ajoarriero ficou muito bem com a croquete quando se untava.




A "Omelete unilateral de bacalhau", do Dos Pebrots (Carrer del Doctor Dou, 19, Barcelona) foi um excelente final da ruta, muito bem elaborada e com uma apresentação de fazê-la na mesa espetacular.


























Veremos se o próximo ano posso fazer a ruta inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário