18 de mar. de 2019

São José

Amanhã, 19 de março, é São José. E na Catalunha, como acontece como outros dias do ano, se comemora com uma comida especial: a Crema de Sant Josep. Não deixa de ser o que se conhece o resto do ano como Crema Catalana.

O Jaume Fàbrega nos ilustra esse prato nos informando que é irmão doutros dalguns paises europeus como a Crème Brulée francesa ou a Creme Caramel portuguesa. No ámbito catalão, a receita mais antiga da que se tem constância é do século XVIII, ainda que tinha uma receita similar na Idade Média.

Em Barcelona, podem encontrar bõas como as de La Pallaresa...






























.... Granja Dulcinea...



... ou Petritxol Xocoa.




Também, o Forn Mistral oferece a própria Crema de Sant Josep sobre uma ensaïmada.






Mas, minha favorita é a da Granja Viader, com chantilly por acima.




Se a querm cozinhar em casa, a receita é:






























Ferver 750 ml de leite com um copo de açúcar, a pele dum limão, uma rama de canela e uma baunilha. Quando estiver fervido, coar. Depois se esnfrie um pouco, adicionar 250 ml de leite com 8 gemas de ovo e 3 colheres grandes bem cheias de amido de milho. Esquentar em fogo leve até ficar grosso sem parar de mexer. Colocar em potinhos. Quando estiver tudo frio, adicionar açúcar e queimar.


Eu gosto muito dela combinada com frutas, como esta Crema catalana com framboesas.




Ferver 750 ml de leite com um copo de açúcar, a pele dum limão, uma rama de canela e uma baunilha. Quando estiver fervido, coar. Depois se esnfrie um pouco, adicionar 250 ml de leite com 8 gemas de ovo e 3 colheres grandes bem cheias de amido de milho. Esquentar em fogo leve até ficar grosso sem parar de mexer. Colocar num pote a esfriar com filme alimentar tocando a superfície. Quando estiver tudo frio, espalhar a creme sobre umas framboesas, adicionar açúcar e queimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário