2 de out. de 2017

Mas Les Basses de Manlleu

O Josep Capdevila é o propietario do Mas Les Basses, uma fazenda que é da família desde o 1947, ainda que os Capdevila têm mais anos nesse mundo.






É um lugar prá criação do bovino pra comer. Ainda que têm algumas vacas frisonas (as que dão leite), as raças que predominam são a "bruna" dos Pirineus e a Angus.








É una carne de qualidade, ja que as vacas se alimentam com ração ecológica e forragem que cultivam na própia granja: as vacas comem o que cresceu a poucos metros delas. 







De entre as plantas que comem estão o linho e o girassol, que são um complemento de hidratos de carbono e gordura saudável na dieta das vacas.






No 2009, decidem inovar. Como são pequenos e não são competitivos no mercado ordinário, decidem vender a carne das suas vacas ao consumidor final, habilitando um espaço como loja. 









Além da propia carne e os ovos das suas galinhas, vendem carne de outros pecuários da zona, potenciando, assim, o consumo de proximidade.




O 80% das suas vendas são de gente de Manlleu e da comarca.


Falou-se dum tema polêmico: o repouso da carne. Atualmente, se falam maravilhas das carnes maduradas muitos meses. O Josep considera que uma boa carne só precisa repousar entre 15 dias e 3 semanas.


A visita terminou com comida, pois o Josep e a família nos preparou um churrasco de "bulls" e costela préviamente cozinhada a baixa temperatura que fez saltar lágrimas de emoção.







Nenhum comentário:

Postar um comentário